sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ENTRE AMAR E DESAMAR - em mim



O dia já estava agradável. Aquele tempinho de verão inverno de domingo. À tarde eu fui assistir uma peça. A positividade que já estava no ar me fez pegar um ônibus que nunca havia pego e me deixou na porta de onde precisava. O teatro Ágora, perto da Treze de Maio, é uma casa pequena e gostosa onde, há meu ver, já o faz experimentar o teatro. Afinal, entre atuar (bem) e viver não há muita diferença. Uma porta grande se abriu, tipo ABRIU. Uma brisa, e lá de dentro saiu uma mulher linda com um cabelão esvoaçante e brilho no olhar. Mesmo se eu não a conhecesse veria como ela estava feliz por estar lá, trocando essa felicidade íntima com quem estava presente. Dentro da porta de madeira, um cenário maravilhoso. Iluminação aconchegante, um cheiro de casa antiga acolhedora, pétalas de rosa, e uma aura inteiramente feminina. Afinal, quem mais falaria de AMOR com tanta sensibilidade?


Quatro mulheres expondo contos de Machados de Assis, ou melhor, Machado de Assis expondo com seus contos quatro mulheres. Consigo comparar com uma renda, daquelas bem fininhas, que vai se rasgando fazendo um micro barulho ao se abrir. E Marcelina, Mariana, Eulália e D. Severina usam essa renda para envolver a platéia, que tem o prazer de participar daquelas confissões.


Corações abertos abriram outros corações e quatro histórias misturaram-se com outras diversas presentes nos pensamentos, nas lágrimas e nos sorrisos de quem estava assistindo, ou melhor, compartilhando em alguma dimensão os contos que Liana Poiani, Maria Paula Pessoa, Rubia Konstantyni e Rubia Reame deram vida, usando o melhor artifício para armar e desarmar: amor. Devo ter ido assistir em junho, mas os sentidos que foram despertados continuam aqui, me lembrando disso tudo cada vez que passo por uma brisa com cheiro de café da tarde.



SÃO AS 4 ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES ESSE FIM DE SEMANA.


Quando: Sáb e Dom às 17h
Onde: Ágora Teatro - Rua Rui Barbosa, 672 - Bela Vista Reservas: (11) 3141-2772 (ligar antes para reservar )
Ingressos: R$20,00 (inteira) R$10,00 (meia)


Sinopse: Quatro mulheres. Quatro personagens. Quatro histórias. Uma experiência coletiva.Inspiradas nas mulheres da Obra de Machado de Assis, atrizes compartilham com a platéia, entre um café e muitos olhares, quatro histórias de amor... e "desamor". Não existe separação entre público e intérprete, entre quem faz e quem assiste, entre histórias vividas e narradas. As histórias das personagens se confundem com as histórias de suas próprias vidas. Memórias, lágrimas e risos se misturam nessa "anti-peça" baseada nos contos Casada e Viúva, Cinco Mulheres, Mariana e Uns Braços.


5 comentários:

Renata disse...

que orgulho: eu tava esse dia :D

Carina disse...

essa peça é lindíssima! vale a pena!

Renata Asato disse...

eu vou nesse sábado!

Liana Poiani disse...

quanta doçura...
obrigada, meninas!

Rubia Reame disse...

Que lindo!!!
Que felicidade em saber que nossa peça te reverberou assim!
Só alguém com tanta sensibilidade poderia se deixar ser tocada dessa maneira por nós!
Obrigada pelas lindas palavras e mais, obrigada pela disponibilidade com que compartilhou conosco aquela experiência!
Um beijo com muito carinho!